domingo, 30 de setembro de 2007

Uma turma muito especial

A Turma da Mônica é a história em quadrinhos mais popular do Brasil. No ano de 2004, o criador da turminha, Maurício de Souza, superou as expectativas ao lançar oficialmente dois personagens: A deficiente visual Dorinha e o cadeirante Luca. Estes personagens apresentam o tema deficiência e inclusão para a Turma de Mauricio de Souza.

Dorinha, é uma menina muito vaidosa, com corte de cabelo moderno, óculos escuros, bengala e um cachorro chamado Radar, apresentará aos amigos uma nova maneira de ver a vida: "Mostrar às crianças como ouvir o som do mundo, sentir seus perfumes e sugerir a inclusão, onde todos se tratam de igual para igual". O nome da personagem foi uma homenagem a Dorina Nowill, que perdeu a visão na juventude e enfrentou o problema tornando-se um exemplo de força com sua Fundação Dorina Nowill, que auxilia cegos de todo Brasil.

Luca, apelidado carinhosamente de Paralaminha, pelo fato do garoto ser fã de Herbert Viana, vocalista da banda Paralamas do Sucesso, surpreende seus novos amigos porque adora praticar esportes. Ele gosta de jogar basquete e mostra para as outras crianças que dá para ser feliz e ativo mesmo tendo uma deficiência física. Ensina que o mais importante é ser aceito e poder conviver numa boa com as outras pessoas.

Os personagens foram criados como parte do projeto "Mundo Azul", com foco em questões sociais. Os quadrinhos de Mauricio de Sousa mostrarão que crianças com deficiências podem brincar e se divertir com desenvoltura e alegria em meio aos demais personagens, demonstrando que a inclusão é viável!

Mais informações: Stories


Nenhum comentário: