
Algo inédito e inovador. Pode ser a descrição perfeita para a amostra Diálogo no Escuro. Formada por cinco ambientes do cotidiano (um café, uma floresta, uma cidade, um supermercado e um barco), a exposição surpreende pela maneira que é apresentada. Em um total escuro, os visitantes serão divididos um grupos de oito pessoas e convidados e explorar ambientes guiados por cegos.
O objetivo da mostra é estabelecer um diálogo entre pessoas com visão normal e deficientes. A idéia de um recinto totalmente desprovido de luz faz com que o visitante tenha uma noção de superação de limites e como é a vida de quem não vê.
O projeto original da exposição é do jornalista alemão Andreas Heinecke, que após a convivência com um jovem jornalista cego, teve a idéia de criar um ambiente em que se possa aprender a conviver com as diferenças e esquecer-se do preconceito.
A apresentação é possui alguns museus fixos, porém mostras temporárias são feitas em todo mundo. No Brasil, as instalações são as primeiras definitivas na América Latina, e empregam cerca de 50 pessoas, que dentre elas 24 têm algum tipo de deficiência.
O Museu do Diálogo fica no piso térreo do Shopping Galeria, na Rodovia D. Pedro I, km 1315, Campinas (SP).
Fonte: Museu do Dialogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário