segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

"O Brasil tem leis fantásticas na área de saúde, educação e agora essa que obriga a colocação de intérpretes em órgãos públicos. Porém, é importante que a lei seja seguida. Não adianta estar no papel, a gente precisa ver na prática", afirmou Márcia Silveira, mãe de uma adolescente surda de 16 anos. Em função da política educacional brasileira de inclusão de pessoas surdas, a presença de um intérprete de libras nas empresas tem aumentado nos últimos anos.

A maioria da população brasileira não sabe a linguagem dos sinais. A falta de interesse da população e do governo em buscar uma inclusão de verdade para os deficientes faz com que se busquem formas mais fáceis e cômodas como o uso de um intérprete de sinais. Atualmente, todas as empresas públicas federais, estaduais e municipais são obrigadas a capacitar, pelo menos, 5% dos empregados para o uso e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A necessidade de um intérprete é tanta, pois imagina se um surdo em pleno caos aéreo desejasse uma informação. As delegacias, policiais, todas as empresas deveriam ter um intérprete, porém não é bem o que acontece. Porque não criar aulas de Libras para todas as escolas? Uma inclusão pela metade e falha não é o que eles precisam. Quem sabe dessa maneira os surdos possam ter seus direitos de cidadania respeitados.

Dicionário das Libras:
Cefetbg

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).