sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Governo lança plano social de inclusão da pessoa com deficiência


O governo Lula, nesta quarta feira (26/09) anunciou o seu mais novo plano social, a inclusão da pessoa com deficiência. Até o ano de 2010, serão investidos 2,4 bilhões de reais principalmente nas áreas de educação, saúde e transporte.

Na cerimônia de lançamento, o presidente, afirmou que o retorno que os portadores de deficiência darão, a partir do momento em que exercerem condignamente a cidadania, será infinitamente maior do que o País está investindo hoje. Apesar de concordar plenamente com Lula, não consigo compreender porque foram necessários tantos anos para que alguma atitude fosse tomada .

Para ilustrar o quanto essa questão foi ignorada pelo governo anteriormente, podemos citar o fato de que Lula tem dúvidas quanto o cumprimento da lei que estabelece que no mínimo 5% das vagas destinadas aos funcionários públicos devem ser preenchidas por deficientes. Se nem mesmo o governo cumpre com a lei, podemos imaginar então o que faz o restante da sociedade.

Mais do que somente cumprir com a lei, é muito importante que o governo também dê o exemplo. Consciente disso, o presidente pediu ao secretario nacional dos Direitos Humanos que faça um levantamento do número de portadores de deficiência que trabalham no Palácio do Planalto. “Porque na hora em que a gente cumprir a nossa obrigação, teremos mais autoridade moral", afirmou Lula.

Apesar de tardia, a ação do Governo Federal deve ser reconhecida. Afinal há muitos anos que nada se faz efetivamente em prol dos deficientes.Os investimentos realizados além de darem um maior suporte para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, darão também um grande passo em direção a inclusão social.


Matéria completa:


Nenhum comentário: