terça-feira, 18 de setembro de 2007

Recursos humanos, direitos humanos

Vivemos em um mundo que valoriza a “imagem”. Tudo é imagem. A deficiência visual é a que apresenta a menor inclusão social. Algumas empresas consideram a contratação de cegos a mais complicada de todas. Essa falsa idéia de capacitação limitada dos portadores dessa deficiência pode ser mudada.

É no processo seletivo das empresas, que pretendem contratar os deficientes visuais, que surgem os maiores erros responsáveis pelo preconceito ainda existente com relação aos cegos. A estrutura desse processo não é adequada às necessidades de todos os profissionais que podem se interessar pela vaga a ser ocupada. No caso dos deficientes visuais acontece exatamente isso.

As empresas devem se conscientizar que a escolha de seus empregados não deve ser feita apenas com recursos que possam atender às pessoas que não possuem características especiais, como as dinâmicas de grupo e os testes realizados nesse tipo de processo. O setor de Recursos Humanos deve se adaptar para que a contratação dessa parcela excluída do mercado de trabalho seja possível. Dessa forma, os portadores de deficiência visual terão mais oportunidades e seus direitos serão finalmente preservados.
Fonte: RH CENTRAL

Nenhum comentário: