quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Escola é um direito de todos, certo?

A educação para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência sempre caminhou em um ritmo muito lento. Foi na Europa, por volta de 1500, que se têm as primeiras notícias dessa educação, através de professores particulares. Antes dessa data, as chamadas pessoas ‘especiais’ eram colocadas em asilos durante toda a sua vida.
Essa educação privada acontecia apenas para crianças surdas. Só por volta de 1700 deficientes visuais foram incluídos nestes projetos. No final deste século, na França, é que as primeiras instituições de ensino especial começaram a funcionar. Nelas eram realizados trabalhos manuais e os surdos aprendiam a comunicação por gestos. Esses trabalhos realizados eram os que sustentavam a escola. O sistema Braile de leitura para cegos só foi oficializado em 1854.

A educação para pessoas com deficiências físicas começou em 1832, num instituto na Alemanha. E foi em 1848, nos EUA, que começou o ensino para deficientes mentais.

No Brasil, a lentidão do avanço foi o mesmo. Só que aqui, infelizmente, a participação do governo é menor do que no resto do mundo. As instituições na grande maioria são mantidas por ONGs e empresas privadas, e em número não suficiente. Há muitas pessoas ainda esperando uma vaga nessas escolas especiais para desenvolverem suas habilidades, por mais que de acordo com a nossa constituição, a educação deveria ser garantida a todos.

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