Essa educação privada acontecia apenas para crianças surdas. Só por volta de 1700 deficientes visuais foram incluídos nestes projetos. No final deste século, na França, é que as primeiras instituições de ensino especial começaram a funcionar. Nelas eram realizados trabalhos manuais e os surdos aprendiam a comunicação por gestos. Esses trabalhos realizados eram os que sustentavam a escola. O sistema Braile de leitura para cegos só foi oficializado em 1854.
A educação para pessoas com deficiências físicas começou em 1832, num instituto na Alemanha. E foi em 1848, nos EUA, que começou o ensino para deficientes mentais.
No Brasil, a lentidão do avanço foi o mesmo. Só que aqui, infelizmente, a participação do governo é menor do que no resto do mundo. As instituições na grande maioria são mantidas por ONGs e empresas privadas, e em número não suficiente. Há muitas pessoas ainda esperando uma vaga nessas escolas especiais para desenvolverem suas habilidades, por mais que de acordo com a nossa constituição, a educação deveria ser garantida a todos.
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