domingo, 14 de outubro de 2007

Um exemplo a ser seguido

Hoje em dia a sociedade mantêm muitos preconceitos. A cor de pele, a opção sexual, a classe social são alguns dos principais motivos para esta desintegração. A dificuldade de ingressar na escola e/ou mercado de trabalho é grande. Porém, se enquadrar nos “padrões sociais” é muito mais difícil para pessoas que possuem deficiências, principalmente se esta for visual.

A falta de visão cria obstáculos na vida de mais de 40.000 pessoas no Brasil, mas existem exemplos de generosidade e preocupação para com estes cidadãos. O Instituto de Cegos Padre Chico é um destes exemplos que podem e devem ser seguidos pela população. Uma escola de Ensino Fundamental, totalmente gratuita, no bairro do Ipiranga, na cidade São Paulo, visa preparar e promover o deficiente visual e os portadores de baixa visão para sua integração na sociedade.

Funcionando em um regime de semi-internato e externato no período diurno divide em duas etapas a preparação das crianças de 05 a 15 anos. Iniciando no período preparatório, a criança passa por um intenso programa de utilização dos outros sentidos, com diversos materiais psico-pedagógicos, compensando a carência visual. E após esta preparação, a criança está pronta para ser alfabetizada.

A instituição visa oferecer condições adequadas para o desenvolvimento de habilidades básicas através de salas de aula bem arejadas e iluminadas, biblioteca em Braille e sala de estimulação precoce.

O Instituto Padre Chico é mantido através de bazares, vendas de salgadinhos, arrecadação de sucata e contribuição de voluntários. É desta forma que a integração social pode acontecer, basta cada um pensar no próximo além de só em si mesmo.

Fonte: Instituto de Cegos Padre Chico

Nenhum comentário: