domingo, 7 de outubro de 2007

O mestre do barroco mineiro

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, pode ser considerado um dos mais importantes artistas da história brasileira. O escultor recebeu o apelido com aproximadamente quarenta anos de idade quando começou a desenvolver uma doença degenerativa que o fez perder os movimentos dos pés e das mãos.


O exemplo de Aleijadinho é à força de vontade, pois mesmo com dificuldades para trabalhar, ele deu continuidade as suas obras. Ajoelhado e com ferramentas as amarradas aos punhos esculpia e entalhava suas esculturas em pedra-sabão.


Aleijadinho esculpiu, entre os anos de 1795 e 1905, um conjunto de obras que ficou conhecido como os Doze Apóstolos. Na história, este trabalho é um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro.


Demonstrando um esforço fora do comum para continuar com sua arte, mesmo com suas limitações, o escultor trabalhou até o fim de sua vida. Superando as deficiências físicas causadas pela doença, ele conseguiu transferir para as suas obras que criou seu sentimento, tornando suas esculturas e estátuas com olhares e gestos que as deixavam cheias de vida, tornando-o popular em todo o mundo.

Nenhum comentário: