terça-feira, 9 de outubro de 2007

Deficientes Auditivos


O deficiente auditivo é um dos mais discriminados em todo o mundo. O preconceito não se limita à sua deficiência. Justamente pelo fato de não enxergarem o “problema” do surdo, as pessoas acabam perdendo a paciência com o deficiente. Diferente do cego, que mesmo tendo suas limitações, não perdeu sua capacidade de se comunicar e que portanto, torna sua deficiência visível aos olhos da sociedade.

Há cerca de 15 milhões de pessoas, no Brasil, que sofreram algum tipo de perda auditiva e estima-se ainda, que 350 mil não ouvem nada. Mesmo com esse alto índice, muito pouco é feito pelo surdo. A perda da capacidade de se comunicar faz muita falta no ambiente de trabalho. O deficiente não consegue ouvir nem explicar, torna-se introvertido.

A língua gestual ajuda muito na substituição da língua oral. A possibilidade de comunicação abre portas para os portadores desse tipo de deficiência. Afinal, ser deficiente auditivo não significa que o indivíduo não possua talentos. Entre os exemplos de famosos que provaram que surdos também podem trabalhar, está Ludwig Van Beethoven, compositor alemão, que aos 31 anos, sente os primeiros sinais da surdez que mais tarde se tornaria profunda.

Outros exemplos de deficientes auditivos bem sucedidos em seus trabalhos são: Francisco Goya, um dos três maiores mestres da pintura espanhola, Jonathan Swift, autor de “Gulliver”, uma famosa história infantil. Helen Keller, conferencista e escritora norte-americana, portadora de deficiência auditiva e visual (uma das pessoas que mais lutou pela causa do deficiente auditivo).


Mais informações:
Blog - Palavras no Silêncio
Omega Aparelhos Auditivos

6 comentários:

Unknown disse...

sou deficiente auditvo, sofro bastante discriminiaçao, na faculdade no trabalho, onde eu estiver.
estou tentando entrar no mercado de trabalho ,mais e muito dificil.
atualmente trabalho em uma lavanderia.
estou no 3 periddo de ciencias contabeis.
nao consegui bolsa nem estagio .

Anônimo disse...

eu estou fazendo um trabalho na escola sobre dficiencia auditiva.
nunca paraei para pensar nesse aspecto, pois normalmente de varios tipo de deficiencia q existem esse é um dos menos falados, pelo menos e o q eu acho.
eu fiquei bastenta interessada por esse assunto.
e espero sinceramente que Deus abençoe a essas pessoas, poi ele é Deus do impossivel, pois os limites somos nós que fazemos!

Anônimo disse...

JTAM
sou deficiente auditivo bilateral moderado.Acho que a pior discriminação não esta fora de casa,pois como sua deficiência não é visível as pessoas não acreditam,acham que vc só ouve quando quer,se irritam quando voce pede para repitir,falam sem se preocupar em olhar pra voce etc A todo momento mandam vc falar mais baixo,prestar a atenção na conversa etc
Depois ninguém sabe pq a perda da audição leva ao isolamento !!!!

Anônimo disse...

JTAM, passo pelo mesmo problema seu. Passei num concurso e sempre tem uma indireta. Tenho def. aud. moderada e nao uso aparelho auditivo no trabalho.Mas tem pessoas que sabem que as vezes sinto dificuldade. Abraço.

Anônimo disse...

eu tenho 17 anos e trabalhon em uma empresa como jovem aprendiz e trabalho tambem com deficiente auditivo e elas são duas mulheres normais com filhos e eu penço q devem sempre ser tratadas como pessoas normais trabalhadoras esforçadas e bem sucedidas e eu vejo q na minha empresa elas são supre bem tratadas e todos gostao delas e eu adoro elas

Annette disse...

Estou pesquisando si existe projetos ou professores especialisadas em alfabetacao para portadores de deficiencia auditiva no Brasil?
Existe escolas especialisados? Grupos para defender os direitos deles? Quando trabalhei como voluntaria num abrigo para criancas encontrei uma menina surda de mas ou menos 25 anos quem mora la com a filha dela. Ela faz trabalho pesada, sem pagamento e a diretora prohiba ela de sair. Ela vive uma vida de esclava mas por que ela nao sabe comunicar com o mundo de fora, ela nao tem saida. Tem uma escola no terreno do abrigo mas nunca deixaram ela atender. Agora voltei para a Holanda onde eu moro mas quero muito ajudar ela sair de la e ter uma vida independente com a filha dela. Alguem pode ajudar? Obrigada.